Por Itasat
A União Europeia (UE) proibirá o uso de tintas coloridas em tatuagens por conta de possíveis danos à saúde pública. A lei, que entrará em vigor nesta terça-feira (4), prevê que os produtos químicos podem causar câncer ou mutações genéticas nas pessoas.
De acordo com a Reach (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos), da UE, ao todo, 4 mil produtos que eram usados em tatuagens coloridas serão proibidos.
Conforme a União Europeia, "o objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem permanente mais seguras".
As cores usadas em estúdios de tatuagem serão aprovadas somente se forem diferentes dos produtos químicos proibidos. O prazo para a aprovação por parte dos fornecedores de tintas vai até o dia 4 de janeiro de 2023.
Como o Reino Unido não integra mais a União Europeia, as regras não valem para esses países. Contudo, parlamentares britânicos já manifestam interesse em aprofundar no tema para, posteriormente, decidir se a mudança também entrará em vigor nos países do Reino Unido.