Por Itasat
Os últimos dias têm sido de movimentação maior de pessoas à procura de testes de covid-19 em farmácias de Minas Gerais, conveniadas com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). E um número que traz um alerta: o percentual de resultados positivos aumentou.
"Quase dobramos a quantidade de testes realizados nas últimas semanas, ao comparar com novembro do ano passado", ressalta o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Ele relaciona o aumento da procura a dois fatores. Primeiro o adoecimento das pessoas. Segundo as festas de fim de ano.
De acordo com Sérgio, houve aumento na quantidade de resultados positivos. "A gente vinha numa decrescente de resultados positivos. Em março, abril, maio de 2021, o pico de positivos, a gente chegou a picos a 30%. Isso foi caindo e chegou a 6%. Mas, infelizmente, já passou dos 20% de novo".
Segundo ele, atualmente, um em cada quatro testes tem dado positivo para covid-19. "Em alguns locais está um pouco mais difícil de fazer teste, então você leva dois, três dias para agendar", prossegue.
Outro alerta feito por ele é quanto ao aumento de casos de pessoas com gripe. "Algumas pessoas fazem o teste duplo. Ou seja, para verificar se está com covid ou com gripe", completa.