Breno
Ótima
RR 2023 02
Sicoob
Forte vidros
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Quality
Loc moral 3
Rodas
Gráfica
Ótica santa luzia
Pontual
Ramses
Loc moral
Optima seguros
Patente
INTERDIÇÃO

'A barragem estava quase rompendo', afirma diretor da ANM sobre Vallourec

BR-040 passou o fim de semana interditada após inundação em dique da mineradora em Nova Lima

10/01/2022 08h35
Por: Redação

Por Itasat

"A barragem estava quase rompendo. Quase rompendo mesmo. Começamos a demandar a Vallourec para descer máquinas. Se continuasse da forma que estava, ia romper porque a água estava passando por cima". O relato impressionante é de Guilherme Gomes, diretor da ANM (Agência Nacional de Mineração), em entrevista neste domingo (9). A barragem em questão fica na Mina Pau Branco, da Vallourec, onde um dique transbordou no sábado (8) e interditou a BR-040, em Nova Lima, na Grande BH.

A rodovia começa a ser liberada aos motoristas na manhã de segunda-feira (10), em apenas uma faixa, após a instalação de um radar na mina Pau Branco para reforçar o monitoramento. 

Segundo o diretor da ANM, no momento há "zero" risco de rompimento, mas em caso de eventual desmoronamento do dique o tempo para a lama tomar a BR-040 é de apenas três minutos. 

"Está sendo instalado agora um radar na pilha. Mesmo com eventual rompimento nessa pilha, essa onda só chega na rodovia com 3 minutos. Em conversa com a Via 040 eles informaram que têm condição de interditar o tráfego com 50 segundos. Isso nos deu uma segurança para desinterditar". 

Com o novo radar, as autoridades esperam ter segurança para as operações na 040. 

Guilherme Gomes também revelou que chegou "a brigar com algumas pessoas da Vallourec para conseguir essas máquinas" que fizeram as obras de emergência em uma canaleta auxiliar. "O que temos ali atrás é um talude gigantesco em uma pilha de estéril, que pode afetar o risco", explica.