RR MÍDIA 3
Coperlidere
Impasse

Reunião de emergência nesta terça decide o que será feito em Macacos, onde parte da população está ilhada

População está parcialmente ilhada e sem energia elétrica após a queda de uma árvore

11/01/2022 10h14
Por: Redação

Por Itasat

Uma reunião de emergência foi marcada para a noite dessa terça-feira (11), para tratar sobre a população do distrito de Macacos, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, que está parcialmente ilhada e sem energia elétrica por causa de uma queda de árvore. 

A comunidade ainda luta pelo acesso que só a mineradora Vale poderia liberar, segundo entidades que representam os moradores. O presidente da Associação Comunitária de Macacos, Marcelo Bonfante, detalha o que pretende com esse encontro. “O que nós queremos da Vale é abrir o acesso do Parque do Engenho porque ficaria mais fácil para a comunidade deslocar até o [bairro] Jardim Canadá”, ressalta.

Segundo Bonfante, só consegue entrar em Macacos quem tem carro, já que os ônibus não estão rodando porque não conseguem acesso, porque as pontes estão alagadas.

Em nota, a Vale confirmou que abriu o acesso por dentro do condomínio Pasárgada, que pode ser usado pela comunidade de Macacos. A empresa diz ainda que o caminho interno da Mina Mar Azul ainda não está em condições seguras para trânsito de veículos não operacionais, mas não explicou o que vai fazer para resolver o problema.

A mineradora assegura que não houve alteração estrutural ou no nível de emergência em nenhuma de suas estruturas da Mina Mar Azul, em Macacos.