Gráfica
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Patente
Ótima
RR 2023 02
Sicoob
Loc moral 3
Rodas
Forte vidros
Pontual
Ramses
Optima seguros
Ótica santa luzia
Loc moral
Breno
Quality
Giro Luvas
Após chuvas

Falta de água afeta 44 cidades da Grande BH e Região Central

Problemas estão relacionado à inundação do sistema de captação com cheias dos rios, falta de energia e captação assoreada

12/01/2022 09h04
Por: Redação

Por Itasat

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) divulgou nesta quarta-feira (12), que 44 cidades da Região Central e Região Metropolitana de Belo Horizonte enfrentam "inconsistências" no abastecimento de água. Os problemas foram causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado. 

São elas: Alto Rio Doce, Antônio Dias, Arcos, Areado, Astolfo Dutra, Barão de Cocais, Barra Longa, Belo Vale, Brumadinho, Campos Altos, Conceição do Pará, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Dom Cavati, Dom Silvério, Dona, Eusébia, Guaraciaba, Jaboticatubas, Marilândia, Mata Verde, Mateus Leme, Medina, Moeda, Nova União, Ouro Branco, Pedra Corrida, Periquito, Piranga, Porteirinha, Presidente Olegário, Rio Espera, Rio Piracicaba, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Maria de Itabira, Santana do Campestre, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Munhuaçu, São Pedro do Suaçuí, São Pedro dos Ferros, Timóteo, Ubá, Vargem Alegre e Verdelândia.

Segundo a Copasa, a previsão de restabelecimento do abastecimento depende das condições meteorológicas. Na maioria das cidades, o problema está relacionado à inundação do sistema de captação, devido às cheias dos rios. Com isso, é necessário esperar o nível das águas abaixarem. Outros motivos são: falta de energia e captação assoreada, acúmulo de entulhos. 

Também foi divulgada uma previsão de normalização dos serviços em cada cidade. Como muitas das normalizações dependem de variáveis, como redução dos níveis das águas, falta de energia e assoreamento, a maioria dos municípios não tem previsão de ter o abastecimento de água regularizado.