Gráfica
Ramses
Rodas
Loc moral
Pontual
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Optima seguros
Chama!!!
RR 2023 02
Sicoob
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Breno
Patente
Forte vidros
Quality
Ótima
Denúncias

Autoridades investigam denúncia de mineração irregular na área do dique que transbordou em Nova Lima

Documentação aponta mineração sem licença em área que não pertenceria a Vallourec, responsável pela estrutura

13/01/2022 09h07
Por: Redação

Por Itasat

O deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas, recebeu denúncias que apontam irregularidades na mineração por parte da Vallourec na área em que houve transbordamento do dique que interditou a BR-040, em Nova Lima, na região metropolitana de BH. 

Segundo o parlamentar, a documentação aponta mineração sem licença em área que não pertenceria a empresa. A suspeita é que a pilha de material filtrado, fruto dessa mineração, tenha carreado para dentro do dique, o que pode ter contribuído para o transbordamento.

Para averiguar as denúncias, o deputado com integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil e da Fundação Estadual do Meio Ambiente, sobrevoaram a área do dique na BR-040 nessa quarta-feira (12). “A gente pode anunciar que as imagens captadas na região conferem com as imagens da denúncia. O que a gente está fazendo agora é buscando as informações se nessas áreas houveram autorização de supressão de vegetação e também se as áreas têm autorização, se elas têm licença, e também fazer a verificação se todos os condicionais estão sendo cumpridas para que a gente possa dar dobramentos nessas ações para garantir a segurança das estruturas e a segurança do meio ambiente”, disse o deputado.