Por Ascom Prefeitura
O prefeito Duílio de Castro recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira, 26, um grupo de comerciantes de Sete Lagoas para discutir questões relacionadas ao recente aumento dos casos de Covid-19 na cidade. Os empresários trouxeram suas preocupações com os protocolos sanitários e reforçaram seu compromisso na orientação a funcionários e clientes em seus estabelecimentos.
Em uma das ações informadas pelo prefeito no combate ao novo surto da variante Ômicron (mais transmissível e menos agressiva que as cepas anteriores) não apenas em Sete Lagoas, mas em todo o país, está a instalação de um posto de testagem em massa na UNA Sete Lagoas (Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio), em parceria com a Prefeitura, com capacidade para realizar até 300 testes por dia, desafogando assim as unidades de saúde e a rede de urgência e emergência do Município. O posto de testagem funciona de 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.
"O comerciante que tiver um funcionário com suspeita de Covid, pode orientá-lo a procurar o posto de testagem na UNA e realizar o teste gratuitamente. Assim, em caso positivo, o funcionário já realiza seu isolamento domiciliar. E em caso negativo, ele já retorna ao trabalho com a segurança de que não irá contaminar mais pessoas", afirmou o prefeito Duílio de Castro.
Antes de serem submetidos ao teste, todos os usuários passam por uma triagem que visa avaliar os sintomas e o tempo adequado para a testagem. O teste oferecido é do tipo antígeno (rápido) que permite o isolamento ou o retorno das pessoas às suas atividades diárias. Apenas no primeiro dia de funcionamento, dos 319 testes realizados, 62% deram resultado positivo, ou seja, 197 pessoas estavam com a Covid-19 e, apesar dos sintomas leves, foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias.