Por Itasat
A partir desta segunda-feira (31), passa ser obrigatório, em Belo Horizonte, a apresentação de teste negativo e comprovante de vacinação com duas doses para covid-19 para acesso a eventos. A medida, anunciada na última semana, foi tomada pela prefeitura em meio a explosão de casos do novo coronavírus.
A exigência vale para jogos de futebol, shows, circos, discotecas, danceterias e espaços para festas. Conforme o decreto, é de responsabilidade dos organizadores a testagem de funcionários e colaboradores e a fiscalização dos comprovantes de vacinação completa e testes negativos para a doença.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na capital segue monitorando os números e o comportamento da população. A depender do cenário e caso os casos de covid-19 não desacelerem, aumentar as restrições a grandes eventos não é descartado pela prefeitura.
Integrante do comitê, o infectologista Unaí Tupinabás pede para que as pessoas evitem eventos. "Eu acho que não é de comparecer a eventos super espalhadores. Não é momento de ir festivais, festas, shows. Mesmo você estando com três doses de vacina, você pode se infectar", pondera.
O especialista lembra que, mesmo com sintomas mais leves ou brandos da sintoma, o infectado pode transmitir o vírus para pessoas do seu convívio que sejam do grupo de risco e, consequentemente, têm mais chances de adoecimento.