Coperlidere
RR MÍDIA 3
live

Live da Assistência Social debateu importância da Visibilidade Trans

Uma transmissão nos canais de Prefeitura tratou de importante tema nesta segunda-feira, 31

01/02/2022 11h18Atualizado há 3 anos
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

O advogado do CREAS Arnaldo Neto e o psicólogo clínico Nícolas Leonardo, co-fundador do Grupo Sinthome, durante a transmissão

Em virtude do mês da Visibilidade Trans, quando se promove eventos e atividades com o fim de esclarecer quem são as pessoas trans e a necessidade de respeito à identidade de gênero, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Técnica e Direitos Humanos - realizou a live "Bate-papo sobre a Visibilidade Trans (quem são, conquistas e perspectivas)".

A live foi transmitida pelo canal da Prefeitura no Youtube e também em seu perfil oficial no Instagram (@prefeituradesetelagoas) na tarde da última segunda-feira, 31 de janeiro. Participaram do bate-papo a secretária da pasta Luciene Chaves, a coordenadora do Creas Alfa Hélia e o advogado do CREAS Arnaldo Neto. O entrevistado foi o psicólogo clínico Nícolas Leonardo, co-fundador do Grupo Sinthome (clínica prática e formação) e especialista em Sexo e Gênero. "A data é celebrada no dia 29 de janeiro. Mas o que ela significa? Quais informações (e desinformações) temos a esse respeito? A live serviu para abordarmos a importância e o orgulho dessas pessoas por essa data, além de tirar dúvidas da população", comentou a secretária Luciene Chaves.

Questões sobre as diferenças entre sexo, gênero e orientação sexual, violação de direitos, conquistas recentes, as dificuldades da transição, a representação dos trans na mídia, os serviços públicos de apoio às pessoas LGBTQIA+, apoio psicológico, sexualidade e religiosidade foram alguns dos temas abordados na live. "A Assistência Social, por meio do CREAS, está de portas abertas para atender a esta população. O mais importante de tudo é o respeito e o amor pelas pessoas", enfatizou Alfa Hélia.

"É muito importante o apoio da família, pois é o primeiro lugar onde buscamos acolhimento. Depois, os amigos. A partir daí, é buscar orientação profissional tanto com médicos especialistas quanto psicólogos, já que é um processo muito complexo e delicado. Não espere sofrer tanto para saber que tem jeito. Agradeço esse lugar de fala hoje, pois foi construído com muito suor e lágrimas" enfatizou Nícolas Leonardo.

A live ficou gravada e pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=-1pweAf9ArY