RR MÍDIA 3
Coperlidere
Contra covid-19

Minas Gerais tem adesão média à vacinação infantil de 30%, estima secretaria

Autoridades de Saúde reforçam apelo por imunização contra covid-19 em meio ao retorno das aulas

04/02/2022 08h42
Por: Redação

Por Itasat

Com baixo índice de vacinação e alta nos casos de covid-19 em adultos e crianças, o governo de Minas faz um apelo para imunização de meninos e meninas como medida de segurança para o retorno às aulas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) trabalha com uma taxa de adesão média de cerca de 30%. 

Isso porque ainda não chegou vacina para as crianças de todas as faixa etárias contempladas (de 5 a 11 anos). Foram cerca de 780 mil doses pediátricas distribuídas até o momento, quantitativo suficiente para imunizar 40% de todo o público previsto. Com mais da metade ainda esperando a vacina, na parte já contemplada é baixa a adesão. 

O cenário é apresentado pela coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação da SES-MG, Janaína Fonseca. "Os dados epidemiológicos demonstram um aumento substancial do número de casos de covid-19 em todas as regiões do estado. Isso faz acender um alerta muito grande em relação ao adoecimento e agravamento de crianças", detalha.

De acordo com ela, os municípios têm reportado à pasta "baixa adesão" da vacinação. "Várias estratégias são utilizadas para aumentar a segurança e a confiabilidade nas vacinas. São informações repassadas por fontes oficiais e seguras que corroboram com a importância e a segurança da vacinação", explica. 

"As vacinas são o maior recesso do SUS. Elas sempre salvaram vidas em muitas outras épocas. E mais uma vez elas são a maior esperança da redução do número casos e óbitos em razão da pandemia de covid-19. E são ainda mais importantes para essas crianças nesse momento de retorno às aulas presenciais", prossegue.

"Mais uma vez fazemos essa chamada para os pais: levem seus filhos para se vacinarem, principalmente com o retorno das atividades presenciais nas escolas", completa.