Por Itasat
Os Estados Unidos afirmaram que dentro de alguns dias ou semanas a Rússia pode invadir a Ucrânia, mas ainda pode optar por um caminho diplomático. A afirmação foi dada pelo assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.
A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesse domingo (6), com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a crise geopolítica travada pela atividade militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, os mandatários discutiram "esforços diplomáticos e de dissuasão em curso em resposta ao contínuo aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia" e reafirmaram o apoio à "soberania e integridade territorial" ucraniana.
Macron será recebido nesta segunda-feira (7), pelo líder da Rússia, Vladimir Putin, para um diálogo sobre a crise nas fronteiras da Ucrânia. Macron viaja à Moscou representando os líderes europeus e vai tentar obter de Putin um acordo para baixar a tensão da linha de frente das repúblicas separatistas pró-Rússia do Leste ucraniano.
De acordo com informações da imprensa francesa, Macron tentará ganhar tempo e paralisar a escalada militar pelo menos até abril, quando França, Hungria e Eslovênia terão eleições.