Por Itasat
Treze crianças com menos de 12 anos já morreram em Minas Gerais por conta da covid-19 em 2022. Dois novos óbitos constam no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (14).
Desde o início da pandemia foram confirmadas 49 mortes de crianças com menos de um ano, 42 entre os pequenos de 1 a 9 anos e 74 na faixa etária de 10 a 19 anos.
A maioria das mortes foi registrada em crianças com menos de um ano, sendo sete dos 13 óbitos. Também foram confirmados os óbitos de uma criança com quatro anos, uma de seis, duas de oito, uma de nove, e duas de 10. As meninas são maioria entre as vítimas.
Os óbitos foram confirmados em Além Paraíba, Belo Horizonte, Ipaba, Ipanema, Manhuaçu, Bertópolis, Resplendor, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Barão de Monte Alto, Ipatinga e Abre Campo. Nenhuma das cidades registrou mais de uma morte infantil.
Ainda de acordo com a secretaria, apenas três crianças tinham comorbidades. Todas precisaram ser internadas e 10 foram transferidas para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Vacinação
Na última semana, o secretário de Saúde de Minas comemorou o avanço da vacinação no estado, mas afirmou que a cobertura ainda está abaixo do esperado.
Até o momento a cobertura vacinal do público de 5 a 11 anos em Minas Gerais com a primeira dose está em 26,35%, com 490.256 doses aplicadas.