Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lidera a corrida eleitoral no Estado com 41% das intenções de voto. O segundo colocado é o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 20%, segundo pesquisa estimulada encomendada pela Rádio Itatiaia ao Instituto Ver. É a primeira vez que a Itatiaia divulga pesquisa de intenção de voto e, com isso, é dado início à cobertura das eleições de 2022, tendo ainda pela frente um calendário de pesquisas ao longo do ano.
Na terceira posição aparecem o senador Carlos Viana (MDB) e o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), ambos com 3% do eleitorado. Daniel Sucupira (PT), prefeito de Teófilo Otoni, aparece com 2% das intenções de voto.
Ninguém, brancos e nulos somam 12%. Não sabe e não respondeu são 19% dos entrevistados.
Corrida para o governo de Minas Gerais:
- Romeu Zema (Novo) - 41%
- Alexandre Kalil (PSD) - 20%
- Carlos Viana (MDB) - 3%
- Vittorio Medioli (sem partido) - 3%
- Daniel Sucupira (PT) - 2%
- Ninguém / branco / nulo - 12%
- Não sabe / não respondeu - 19%
Romeu Zema lidera a corrida em 11 das 12 regiões pesquisadas. Alexandre Kalil é primeiro entre os entrevistados da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O governador é o primeiro colocado em todas as faixas de renda, níveis de escolaridade, renda, religião e sexo.
Romeu Zema também apresenta a maior rejeição – 25% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Carlos Viana apresenta a segunda maior rejeição, com 21%. Alexandre Kalil é o terceiro, com 19%., seguido por Daniel Sucupira (18%) e Vittorio Medioli (16%).
O atual governador de Minas Gerais é o candidato listado mais conhecido do eleitorado. A pesquisa mostra que só 5% dizem não conhecê-lo suficientemente para votar nele. Em relação ao prefeito de BH, 36% respondem que não o conhecem o suficiente.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa de voto espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, só dois pontuam: Romeu Zema (22%) e Alexandre Kalil (3%).
Na avaliação do diretor do Instituto Ver e doutor em ciência política, Malco Camargo, Zema tem ampla vantagem sobre Kalil, mas dois pontos relevantes podem indicar uma disputa "mais competitiva do que parece". "Zema lidera com ampla vantagem. Na pergunta onde não são apresentados os nomes aos candidatos, espontânea, Romeu Zema alcança mais de sete vezes a pontuação do segundo colocado. Já no cenário estimulado, onde uma lista de nomes é apresentada, o atual governador alcança o dobro do segundo colocado. Isto somado à boa avaliação do governo deveria dar conforto a Zema na disputa. Porém, é importante destacar que o principal adversário dele, Alexandre Kalil, ainda é desconhecido de 36% dos mineiros e, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o prefeito da capital é bem conhecido, ele fica na frente. Um olhar atento aos números mostra que o cenário em Minas está bem mais competitivo do que parece".
Uma outra ressalva feita pelo cientista político é que diferente da eleição de 2018, onde havia alta rejeição incluindo o líder da pesquisa, neste ano, a disputa está entre candidatos com baixa rejeição. "O mais rejeitado é o atual governador onde 25% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 19% dizem não votar no prefeito de BH. A eleição de 2022 será pela escolha entre diferentes alternativas e não pela negação da situação presente como foi em 2018".
A pesquisa ouviu 3000 pessoas entre 19 e 21 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-03245 / 2022.