Por Itasat
O vice-ministro do Interior Ucraniano, Evgeny Yenin, confirmou que as autoridades do país abateram avião russo nesta sexta-feira (25), em Kiev, capital da Ucrânia, que está sob ataque russo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma explosão no ar.
Os destroços da aeronave caíram incendiaram casas, e há relato de feridos, segundo as autoridades locais, confira: https://twitter.com/i/status/1497042382612836361
Mortes e alvos
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou 137 mortes e 316 feridos após a invasão, incluindo alvos civis - como um hospital em Donetsk. Foram relatadas explosões em Kiev, Lutsk, Lviv, Chernihy, Luhansk, Donetsk, Odessa e Kherson – basicamente em todas as regiões ucranianas.
Em ação ousada, a Rússia tomou o controle da usina nuclear de Chernobyl, em Pripyat, palco do maior acidente nuclear da história, em 1986. Danos ao armazenamento de lixo nuclear podem provocar contaminações.
Arsenal
As forças russas utilizam mísseis Iskander com alcance de 500 metros, caças Sukhoi SU-35 para ataques com mísseis, porta-aviões, submarino nuclear, Sistemas de Defesa Aérea S-400 com capacidade para 300 mísseis e fuzis AK-12, que é a evolução do AK-47.