Por Itasat
A obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos de Belo Horizonte está oficialmente dispensada a partir desta sexta-feira (4). O decreto com a nova orientação da prefeitura está publicado no Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, as máscaras não precisam ser utilizadas em ambientes completamente abertos. O uso continua obrigatório nas demais circunstâncias, como no transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, escritórios e instituições de ensino.
Ao anunciar a decisão nessa quinta-feira (3), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) destacou que os números positivos dos indicadores da covid-19 justificam a mudança.
“O que está acontecendo é que os números estão caindo, os boletins estão todos cada dia melhores e o comitê se reúne não é só para fazer o desconforto da máscara, fechar comércio, fechar parque ou fechar Mineirão ou fechar Carnaval, eles também se reúnem para abrir um pouco. É um ato que eu acho difícil da gente perder, esse negócio de máscara”, disse Kalil. “Quer dizer, a obrigatoriedade vai cair, mas necessariamente não quer dizer que você é obrigado a tirar. Eu aconselho a continuar”, completou.