Por Itasat
Amplamente utilizados em outros países, os autotestes para detecção de Covid-19 já estão disponíveis também nas farmácias de Belo Horizonte, ao preço médio de R$ 69,90. A farmacêutica Juliana Paiva, da Drogaria Araújo, explica o funcionamento do exame, autorizado para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"[O autoteste] é bem parecido e se assemelha bastante com o teste rápido de antígeno. A diferença é que o próprio cliente é quem realiza o teste, desde a coleta da amostra até a interpretação dos dados", ressalta.
Juliana ressalta que o teste é indicado para pessoas que estejam entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas. Para pessoas que tenham tido exposição ao vírus e não tenham manifestado sintomas, o exame deve ser feito a partir do quinto dia de exposição.
Caso a pessoa apresente resultado positivo para o teste e esteja sintomática, é recomendado procurar atendimento médico. "A partir desse resultado, de uma avaliação clínica mais completa, será fechado um diagnóstico e o acompanhamento desse paciente", afirma a farmacêutica.
"Nós temos que enfatizar sempre que a finalidade desse teste", prossegue. De acordo com ela, o RT-PCR, padrão ouro de detecção da covid-19, continua sendo o mais adequado para um diagnóstico preciso. "O [autoteste] funciona mais para uma triagem", completa.