RR MÍDIA 3
Coperlidere
risco de rompimento

Barragem em Itatiaiuçu entra em nível 3 de emergência, indica ANM

Classificação indica risco iminente de rompimento; ANM ressalta que área já foi evacuada há dois anos

09/03/2022 11h24
Por: Redação

Por Itasat

A barragem da Mina de Serra Azul, da empresa ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na região Central de Minas Gerais, está em nível 3 de emergência. A classificação indica risco iminente de rompimento, conforme a Agência Nacional de Mineração (ANM).

O órgão informou que a mudança na classificação ocorreu em 23 de fevereiro, "devido às novas regras normativas da Resolução 95 (fator de segurança abaixo da norma)". A AMN também ressalta que a área "foi evacuada há dois anos" e diz "monitorar diariamente, de forma remota, a situação da barragem, além de realizar bimestralmente vistoria em campo". 

Evacuação 

Em fevereiro de 2019, cerca de 200 pessoas que moravam próximo à barragem foram evacuadas. À época, a empresa informou tratar-se de uma medida de precaução. Duas semanas antes, havia ocorrido a tragédia de Brumadinho e o tema segurança das barragens do setor de mineração estava em voga. 

A barragem de rejeitos, do tipo à montante, está desativada, conforme a ArcelorMittal, desde outubro de 2012. É a única do tipo à montante — mesmo modelo da que se rompeu em Brumadinho — dentre as barragens da empresa.