Por Ascom Prefeitura
A Prefeitura de Sete Lagoas se preparou desde o início da pandemia para garantir assistência a toda a população e ainda colocou em prática a maior operação de vacinação da história da cidade. Por isso, o monitoramento contínuo da situação epidemiológica foi fundamental para direcionar decisões do Comitê Local de Enfretamento da Covid que, nesta quarta-feira, 9, autorizou ações de flexibilização na cidade. As normas serão formalizadas por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 10.
O comitê é formado pelo prefeito Duílio de Castro e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Município, de hospitais particulares, da Guarda Municipal, Polícia Civil e da Polícia Militar. As normas restritivas definidas no Decreto nº 6.725 de 20 de janeiro serão revogadas.
O comitê deliberou sobre duas questões de grande interesse. Agora será permitido, a partir da próxima sexta-feira, 11, circular em locais abertos sem usar máscara. A exigência continua para locais fechados e o transporte coletivo. E, como define o protocolo do Governo de Minas, serão considerados grandes eventos os que tenham previsão de público acima de 2.000 pessoas. Nesse caso, será exigido o cumprimento de todos os protocolos da Vigilância Sanitária, como apresentação de comprovante de vacina ou apresentação de teste negativo da Covid.
Ainda quanto aos eventos, em locais fechados será permitida a ocupação de 80% da capacidade do local. Em áreas abertas, a liberação de ocupação é de 100%. As regras valem para eventos privados ou promovidos pelo poder público. “A decisão do comitê segue informações epidemiológicas. Agimos no momento em que a variante Omicron se apresentava com alto poder de contágio. Agora o cenário é totalmente favorável para essas mudanças que estão ocorrendo em todo o Brasil”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
ÍNDICES
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os índices da pandemia estão melhorando a cada semana em Sete Lagoas. Até esta quarta-feira a décima semana epidemiológica apresentou 232 novas contaminações; na nona semana foram 366; na oitava 674; na sétima 1.083; na sexta 1.941; e na quinta 2.337 casos positivos. Quanto à taxa de incidência da doença, foram: 1,5 pacientes a cada 100 mil habitantes de 27/02 a 05/03 (semana 9), 2,76 pacientes de 20 a 26/02 (semana 8), 4,43 pacientes de 13 a 19/02 (semana 7), 7,95 pacientes de 6 a 12/02 (semana 6) e 11,21 de 30/01 a 05/02 (semana 5).
A grande operação de vacinação promovida pela Prefeitura em mais de um ano é considerada um grande sucesso. Além de uma grande estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, também foi importante a realização de parcerias com instituições do município. Até a última segunda-feira, a 1ª dose foi aplicada em 204.342 pessoas. A 2ª dose em 176.314 pessoas. Até o momento foram 71.129 doses de reforço. Sendo assim, já foram imunizadas 83,8% da população com 1ª dose, 72,3% com 2ª dose e 29,1% com a dose de reforço, considerando 243.950 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021. “Nossa decisão logicamente envolve critérios técnicos e uma análise de toda a situação que enfrentamos. Hoje levamos em consideração nossa capacidade assistencial, a vacinação e o comportamento da pandemia no momento”, explica Dr. Flávio Pimenta, secretário municipal de Saúde.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Saúde monitoram diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento das redes pública e particular será tratado como forma de garantir a segurança e a saúde da população.