Por Itasat
O clima de tensão na Polônia, principal aliada da Ucrânia na guerra, aumentou nas últimas horas. Ataques russos foram registrados em cidades do Oeste ucraniano pela primeira vez, aumentando o temor de escalada da guerra.
Os bombardeios atingiram lugares próximos a Lviv, principal cidade a Oeste da Ucrânia e grande centro de fuga dos ucranianos. Em Lutsk, explosões foram reportadas em um aeroporto, utilizado como uma área militar para armazenar munições e jatos de guerra.
"Explosões do lado do aeroporto. Todo mundo protegido! Não publiquem fotos, endereços, ou dados", alertou o prefeito de Lutsk, Ilhor Polishchuk, no Facebook.
Vale lembrar que a Polônia é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otam) e possui um forte exército. Militares já estão concentrados na fronteira com a Ucrânia e com Belarus.
Além de Lutsk, Ivano-Frankivsk é outra cidade no Oeste da Ucrânia atacada. Outro ataque forte foi registrado em Dnipro, a sudeste do país. A inteligência britânica divulga que a Rússia organiza nova ofensiva forte contra Kiev. Existe um comboio quilométrico do exército russo parado há dias próximo à capital ucraniana.