Por Itasat
A partir deste sábado (12), o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 não será mais obrigatório em locais abertos em Minas Gerais. No entanto, em ambientes fechados, como no transporte público e em salas de aula, o item ainda será exigido.
A desobrigação do uso de máscaras foi anunciada na última quinta-feira (10), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva. Na ocasião, ele explicou que o estado alcançou dados de pessoas vacinadas suficientes para adoção da medida.
“Diante do cenário que estamos vivendo de projeção de queda de casos, diante do fato de estarmos há mais de seis meses na onda verde, diante da vacinação no estado, a recomendação do estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscaras em lugares abertos a partir de sábado”, disse na coletiva.
No entanto, o município é que decidirá sobre a retirada do item. “Os municípios têm autonomia, mas a equipe técnica da secretaria desenvolveu, diante dos cenários em outros países em especial, que vivenciaram isso há mais tempo, que é seguro, com nossa incidência e taxa de vacinal, que podemos recomendar que não é obrigatório o uso de máscara em lugares abertos”, acrescentou.
“[Que] as pessoas com sintomas gripais, ou mais vulneráveis, não se sintam constrangidos em usar máscara. A máscara foi muito importante na pandemia e continua. Se alguém estiver com gripe, fique de máscara. Vá ao trabalho de máscara. Vamos proteger as pessoas. A desobrigação não significa estimular a retirada da máscara”, continuou Baccheretti.
Minas Consciente
O programa Minas Consciente, responsável pela coleta de informações para panorama da doença no estado e implementação de medidas de segurança, chegou ao fim neste sábado. “A partir deste sábado, acaba o Minas Consciente, um programa que completaria dois anos no próximo mês, que se mostrou muito eficaz durante a pandemia,” anunciou.