Por Itasat
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que seu país pode buscar um acordo
As delegações da Rússia e Ucrânia encerraram nesta terça-feira (15), mais uma rodada de negociações para tentar um cessar-fogo na guerra, informou o porta-voz ucraniano, Mykhailo Podoliyak.
Segundo o negociador de Kiev, a reunião com os russos será retomada na quarta-feira (16). "Vamos continuar amanhã. Um processo de negociação muito difícil. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para concessões", escreveu Podoliyak no Twitter.
"Durante o intervalo, vamos continuar o trabalho em subgrupos", acrescentou.
Hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, citado pela agência Bloomberg, afirmou que a Ucrânia não é séria em querer encontrar uma solução mutuamente aceitável para o fim da guerra.
No entanto, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu que o país não pode entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar cuja expansão para o leste é criticada há anos pela Rússia.
Mais cedo, o presidente da Turquia, Recep Tayyup Erdogan, informou que seu ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, realiza conversas amanhã em Moscou e quinta-feira na Ucrânia, como parte das tentativas de mediação de Ancara.