Por Itasat
Pesquisadores brasileiros encontraram o primeiro ninhal de ovos de dinossauros em uma antiga mina abandonada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A descoberta foi publicada na revista científica "Scientific Reports" na última quinta-feira (24) e revelado pela Folha de S.Paulo.
Até o momento, foram identificados cerca de 20 ovos de titanossauros, herbívoros gigantes, de até 12 metros de altura e 13 toneladas, característicos por serem pescoçudos. Os animais habitaram a região no período Cretáceo, entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás.
Este é o primeiro ninhal identificado no país, mas ovos de titanossauros já foram encontrados em países como Espanha, França, Romênia, Índia e, especialmente na Argentina, conforme o estudo assinado pelos paleontólogos brasileiros Luiz Carlos Borges Ribeiro e Thiago Marinho, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e os argentinos Lucas Fiorelli e Agustín Martinelli.
Conforme o estudo, foram identificadas diversas ninhadas, parcialmente preservadas, ovos isolados e fragmentos de casca de ovo. O sítio arqueológico fica em uma zona rural no distrito de Ponte Alta.
À Folha, Ribeiro revelou o desejo de descobrir, no Brasil, uma região como Auca Mahuevo, na Patagônia argentina, que abriga milhares de ovos dos pescoçudos.
"Quem sabe a gente não terá por aqui algo equivalente ao Auca Mahuevo?", disse ao jornal.