Por Itasat
O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirma ainda que a epidemia de dengue deve ser mais intensa neste ano. Apesar disso, ele garante que a pasta está preparada para um possível aumento de casos.
"Estamos preocupados por este ano ser ano de provável aumento de casos. A cada três anos, a dengue aumenta muito os casos", explica. Apesar da projeção, os números ainda são baixos. "Estamos em algumas regiões de Minas com aumento de casos, mas ainda muito abaixo do que era esperado", prossegue.
Ainda segundo Baccheretti, o estado destinou aos municípios mais de R$ 40 milhões para o enfrentamento do Aedes aegypti. "É necessário cuidados com água parada, tampar as caixas d'água... para que a gente não precise enfrentar aumento de casos de dengue", reforça o secretário.
Até 15 de março deste ano, Minas havia registrado 10,3 mil casos suspeitos de dengue.
Vacina contra dengue
O Instituto Butantan divulgou, nessa segunda-feira (28), resultados promissores de uma vacina contra a dengue, que vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.
Segundo o estudo, o imunizante gera uma resposta imune em mais de 90% dos voluntários e protege pessoas independentemente da exposição ao vírus.