Por Itasat
Moradores dos bairros Nova Cintra, Coração Eucarístico e Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, relatam temor por acidentes que possam ser causados por animais soltos na rua. Eles citam que, nos locais, cachorros, cavalos e porcos são abandonados em vias públicas.
João Batista, que faz exercícios físicos no Parque das Jabuticabeiras, no bairro Nova Cintra, detalha. "É muito risco de ocorrer acidentes. Os animais entram no meio dos carros", relata.
A estudante Sheila Caetano cita que, próximo à escola dela, no bairro Gameleira, é comum ver animais soltos entre os carros. Moradora do bairro Gameleira, Vera Lúcia da Silva diz ter "dó dos animais".
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirma que a fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária diante de denúncias, que podem ser registradas pelos canais oficiais do município e também pelo telefone (31) 3277- 7411.
O Centro de Controle de Zoonose recolhe animais de grande porte encontrados soltos sem a presença de responsável. Sobre os porcos, a Secretaria de Saúde informa que a criação de suínos em área urbana é regulamentada por decreto, contanto que o local esteja em boas condições de higiene e não cause incômodo à população.
Santa Luzia
Em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, moradores também relatam problemas com animais soltos em vias públicas nos bairros Baronesa, Londrina e Asteca.
Segundo a prefeitura do município, a fiscalização é feita das segundas às sextas-feiras. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (31) 3641-5276, ou diretamente na própria prefeitura.
A prefeitura também disponibiliza sistema de adoção para animais. Atualmente, interessados podem adotar uma égua, acompanhada de um potro.