Coperlidere
RR MÍDIA 3
feriado religioso

Feriado da Semana Santa será com hotéis próximos a 80% de lotação nas cidades históricas de Minas

Expectativa é que o turismo dos municípios seja impactado positivamente; hotéis registram alta ocupação

04/04/2022 09h07
Por: Redação

Por Itasat

Após dois anos, por conta da pandemia, as cidades históricas de Minas devem receber milhares de fiéis ao longo das cerimônias presenciais durante a Semana Santa. Contudo, a preocupação com a Covid-19 e os protocolos sanitários continuam nos municípios mineiros. 

Em Ouro Preto, na Região Central do estado, quem detalha as cerimônias é Adilson Obelino Couto, pároco e reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar. 

“Teremos as procissões, como de costume, tanto no início da Semana Santa como nesse final do Tríduo Pascal, a Quinta-feira Santa, o Sermão do Mandato com a cerimônia do lava-pés, em frente à Igreja do Rosário, e também teremos descendimento da cruz. O encontro será, tradicionalmente, no Domingo de Ramos, o encontro das imagens e Nossa Senhora das Dores com o sermão alusivo. Depois, a caminhada até a Basílica do Pilar, onde acontecerá o Sermão do Calvário. Todas as atividades estarão respaldadas pelos protocolos que ainda devemos seguir”, afirmou Adilson. 

A Semana Santa é uma esperança para o setor do turismo, já que o segmento foi o que mais afetado em meio à pandemia em Ouro Preto. 

Trabalhador da área do turismo, Amarildo diz que há uma boa expectativa do ponto de vista comercial para o feriado religioso.

“Positivo, porque, com a volta dessas cerimônias externas, estamos com a expectativa de ser praticamente 100% bom. Ouro Preto, em termos de religião e Semana Santa, é uma das cidades referências a nível nacional. A expectativa é muito boa. Espero que tenha 100% de ocupação dos hotéis”, ponderou o trabalhador. 

Conforme informações repassadas pela prefeitura de Ouro Preto, o município espera que gire em torno de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões no município ao longo do feriado religioso.

Campo das Vertentes

Em São João del Rei, a Semana Santa é considerada a mais importante do ano para a cidade em virtude do reconhecimento em todo o país, o que aumenta as expectativas pelas celebrações religiosas no período. Assim como em Ouro Preto, o setor do turismo deve ser impactado positivamente na data.

A Diocese ainda não divulgou a programação oficial da cidade para o período, mas algumas ações já estão sendo realizadas, como as vias sacras. 

Conforme a Associação Comercial e Industrial de São João Del Rei, o comércio espera um crescimento de 20% nas vendas em comparação com 2019, último ano em que o evento foi aberto ao público. A rede hoteleira já está com 80% de ocupação para o período. 

O panorama é semelhante em Tiradentes. A paróquia da cidade divulgou a programação nos últimos dias, com eventos em toda a semana, começando com o Domingo de Ramos. Tiradentes pode atingir a meta de 2019, segundo informações da Associação Comercial da cidade 

Até o momento, a rede hoteleira está com 65% de ocupação. A expectativa é que passe dos 80%. 

Região Metropolitana de BH e capital mineira

A Semana Santa na Região Metropolitana de Belo Horizonte será marcada pela volta dos ritos tradicionais celebrados, principalmente, nas cidades históricas, que estavam suprimidos por conta da pandemia.

Em Sabará e em Santa Luzia, a tradicional via sacra vai ganhar as ladeiras históricas na madrugada de Sexta-feira da Paixão, assim como a procissão do Fogaréu, que representa a prisão de Cristo, em São José da Lapa. 

Em Caeté, o destaque será a procissão do encontro no centro histórico do município na noite da Quarta-feira Santa, além da via sacra da subida no Santuário da Serra da Piedade, onde centenas de fiéis devem subir os 1.746 metros de altura, divididos em nove quilômetros, do pé até o topo da montanha que abriga a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas. 

Em Belo Horizonte, o arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir os atos solenes da semana maior na catedral Cristo Rei, Região de Venda Nova, começando pelo Domingo de Ramos até a celebração do domingo da Páscoa. 

Todas as celebrações na catedral são abertas ao público e não são necessárias inscrições prévias. As informações podem ser encontradas pelo site: https://arquidiocesebh.org.br/