Por Itasat
Viralizou nas redes sociais o registro do fotógrafo Taylor Vonfeldt, que registrou uma série de raios ascendentes no último dia 29 de março, na cidade de Kansas City, nos Estados Unidos. Durante a forte tempestade, o fotógrafo gravou com o celular o fenômeno natural, confira: https://twitter.com/i/status/1508999413502517251
No vídeo é possível ver uma grande quantidade de relâmpagos partindo da superfície em direção ao céu. Trata-se de um movimento bem diferente dos raios que partem das nuvens em direção ao solo.
No vídeo é possível como os raios vão se ramificando no céu, como se fossem arbustos luminosos.
Cientistas apontam que esses fenômenos ocorrem em pontos elevados da superfície da Terra. Entre 2011 e 2016, pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registraram 400 mil fotos de 110 relâmpagos no interior paulista e nos EUA, para entender mais sobre sua formação e estrutura.
Segundo o estudo, esse tipo de raio acontece logo após a queda do relâmpago descendente. Isso porque quando um raio de carga positiva cai de uma nuvem, ele deixa carga negativa. Essa carga negativa acaba atraindo a corrente positiva que faz com que a centelha parta do solo rumo ao céu.
Ainda segundo os pesquisadores, esses raios são mais comuns do que se imagina. A maioria deles geralmente partem de torres e estruturas elevadas.