Por Itasat
Uma coleção com 1.090 animais empalhados foi apreendida pela Guarda Civil Espanhola neste domingo (10), no município de Bétera, em Valência. Considerada a maior apreensão do tipo registrada no país e uma das maiores da Europa, o valor dos exemplares ultrapassa € 29 milhões (R$ 148 milhões).
Foram encontrados diversos tipos de animais, com diferentes níveis de proteção, como o guepardo, o lince, o leopardo das neves, o rinoceronte branco e outras espécies. A coleção reúne também animais extintos, como o oryx dammah, e outros quase extintos, como o tigre-de-bengala e o adax. Além disso, 198 das peças encontradas eram presas de marfim de elefantes.
Das espécies encontradas, 405 eram do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), convenção que regula o comércio de espécies da fauna e flora para prevenir o perigo de extinção em casos ameaçados pelo comércio internacional.
As investigações da operação intitulada "Valcites", foram iniciadas em novembro de 2021, quando agentes da Equipe de Proteção da Natureza do Comando da Guarda Civil de Valência receberam informações sobre uma coleção particular de grande porte.
Uma pessoa está sendo investigada por contrabando e outra por crimes relacionados com a proteção da fauna e da flora. Na próxima fase da operação, a documentação fornecida para justificar a posse das peças será analisada. O processo foi entregue ao Tribunal de Primeira Instância e Instrução n.º 2 de Liria.