Por Itasat
A Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, suspendeu as aulas das crianças de até cinco anos devido um surto da doença ‘mão-pé-boca’. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19/4). As atividades foram interrompidas por três dias.
A síndrome é uma doença virótica altamente contagiosa. É mais frequente em crianças de menos de cinco anos de idade, embora possa afetar adultos. Tem esse nome justamente porque as lesões localizam-se nos pés, mãos e interior da garganta.
A prefeitura não divulgou dados sobre quantas crianças já foram infectadas no município.
Conforme a reportagem da Itatiaia mostrou na semana passada, a média de surtos da síndrome mão-pé-boca em Minas cresceu este ano com relação ao ano passado.
Em 2021, foram ao menos dez surtos por mês no estado e, em 2022, o número já subiu para ao menos 26 surtos por mês até março.
A transmissão se dá pela via oral ou fecal, através do contato direto com secreções de via respiratória (saliva), feridas que se formam nas mãos e pés e pelo contato com as fezes de pessoas infectadas ou então através de alimentos e de objetos contaminados.
Como se prevenir?
Ainda não existe vacina contra o vírus que transmite a síndrome. Por isso, medidas de prevenção e interrupção da cadeia de transmissão são importantes na Síndrome Mão-Pé-Boca.
- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro.
- Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência e itens sujos, incluindo brinquedos
- Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou xícaras com pessoas com problemas de mãos, pés e boca
Fonte: SES-MG