Por Itasat
Em um grande jogo entre as equipes mineiras, o Itambé/Minas saiu na frente na final da Superliga Feminina de Vôlei e deu passo importante para a conquista do tricampeonato consecutivo. A equipe minas-tenista superou o melhor time da fase de classificação e venceu o Dentil/Praia Clube por 3 sets a 1 (25/18, 25/22, 22/25 e 25/22), na noite desta sexta-feira, no primeiro jogo da decisão disputado no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
Foi a primeira vitória do Minas sobre o Praia Clube nesta temporada. Até então, eram cinco confrontos entre as equipes, com cinco triunfos da equipe de Uberlândia, que venceu no Campeonato Mineiro, na Supercopa, no Sul-Americano e na Superliga (dois jogos da fase de classificação).
Destaque para a ponteira turca Neri Oszoy, do Minas, maior pontuadora da partida com 19 bolas no chão.
Atual bicampeão (2018/2019 e 2020/2021), o Minas busca o tri da Superliga (o quinto título na história do clube). Já o Praia está atrás do segundo troféu (venceu na temporada 2017/2018).
O segundo jogo está marcado para a próxima sexta-feira (29), às 21h, novamente no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Se o Minas vencer novamente, será o campeão.
Já se o Praia ganhar na próxima sexta-feira, forçará a terceira e decisiva partida no dia 3 de maio (terça-feira), às 21h30, também na capital federal.
No primeiro set, o Minas iniciou bem e abriu vantagem. Contudo, o Praia se recuperou rapidamente e deixou o duelo equilibrado. Melhor equipe na fase de classificação, o time de Uberlândia falhou na defesa e viu as rivais aumentarem o ritmo de jogo. Assim, as minas-tenistas deslancharam e venceram por 25/18, com oito pontos em erros do adversário.
Na metade do segundo set, Carol Gattaz salvou um ataque do Praia com o pé. O time de Uberlândia chegou a comemorar o ponto. Mas, na sequência, o Minas marcou o ponto e seguiu firme para vencer mais uma parcial.
No terceiro set, o técnico Paulo Coco arriscou ao mexer na formação deixando o time mais ofensivo. O Praia melhorou e passou a acertar mais os ataques.
A marcação de um ponto polêmico para o Minas no desafio – bola teria tocado fora, mas o vídeo deu dentro – quando o Praia vencia por 21 a 16, quase desestabilizou o time de Uberlândia, que viu as minas-tenistas encostarem no placar (22/20). No entanto, não passou de um susto e a equipe aurinegro venceu por 25/22 e levou o duelo para o quarto set.
A eficiência do bloqueio do Minas somados aos erros de recepção do Praia no início do quarto set fizeram a diferença. Resultado: a equipe da capital mineira fechou a partida em 3 a 1 ao vencer por 25/22.