Coperlidere
RR MÍDIA 3
obrigatoriedade

Covid-19: confira como está o uso de máscara nas principais cidades de Minas

Além de Belo Horizonte, Ouro Preto e algumas cidades da Zona da Mata decidiram não flexibilizar totalmente o uso de máscaras

27/04/2022 09h23
Por: Redação

Por Itasat

Algumas cidades de Minas Gerais, como a capital Belo Horizonte, decidiram não flexibilizar totalmente o uso de máscaras. A reportagem da Itatiaia mostra como as prefeituras de cidades importantes do Estado estão tratando a questão.

Em Ouro Preto, região Central, o uso da proteção não é mais obrigatório em locais abertos, mas em locais fechados as máscaras ainda são necessárias. A vacinação infantil das crianças com idades entre 5 a 11 anos ainda é um desafio. Uma reunião do Conselho Municipal de Saúde prevista para esta semana definirá se a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados vai continuar. 

Já algumas cidades da Zona da Mata derrubaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. A ação é devido à melhora nos índices da Covid-19 e do número de vacinados. Grande parte desses municípios ultrapassou 80% de pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante. São os casos de Juiz de Fora, Muriaé, Viçosa e Leopoldina. Nestas cidades, o uso do equipamento continua obrigatório apenas em estabelecimentos de saúde. Além disso, Juiz de Fora mantém as máscaras em salas de aula, com exceção das aulas de educação física, além dos transportes público, escolar, aplicativo, táxis e similares. Já em cidades como Mathias Barbosa, Cataguases, Lima Duarte, Santos Dumont e Ubá, o uso da máscara ainda é obrigatório em ambientes fechados. 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o uso da máscara não é mais obrigatório há quase um mês. O uso do equipamento ainda é recomendado em clínicas médicas e hospitais. Existe, ainda, a recomendação do uso do acessório por idosos, maiores de 70 anos, imunossuprimidos e pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado que as máscaras estejam cobrindo nariz e boca dos passageiros do transporte coletivo e para aquelas que manipulam alimentos.

Já em Uberaba o uso da máscara em grande parte dos locais fechados da cidade é facultativo. Permanece obrigatório em estabelecimentos de saúde, transporte público, transporte escolar, por aplicativo, táxis e similares. O executivo local recomenda, ainda, o uso da proteção em ambiente abertos e fechados para pessoas com sintomas de resfriado comum ou síndrome gripal, pessoas que tiveram contato com indivíduos sintomáticos.

Já em Araguari o uso da máscara também está liberado em locais abertos e fechados.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados está suspensa desde o dia 9 de abril, um dia após ser liberado em locais abertos. De acordo com o decreto da prefeitura, o item ainda é obrigatório no transporte coletivo, durante a prestação dos serviços de saúde, bem como nos estabelecimentos de saúde e serviços de telemarketing. Nos cinemas, teatros e também para as pessoas que estiverem trabalhando com preparo e distribuição de alimentos, a máscara segue sendo obrigatória. A utilização da proteção  é recomendada para idosos acima de 75 anos e pessoas do grupo de risco. Bocaiúva, Buritizeiro, Janaúba, Januária, Taiobeiras e Pirapora, por exemplo, também já desobrigaram o uso do equipamento de proteção.