Por Itasat
Belo Horizonte dispensa máscara em locais fechados a partir desta quinta-feira (28/4). A informação foi divulgada no fim da manhã desta quarta-feira (27/4) na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro da capital mineira. Nesta manhã, o governador Romeu Zema (Novo) confirmou que, em Minas, o uso de máscaras será desobrigado já no próximo domingo (1).
O prefeito Fuad Noman e a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, convocaram a entrevista para falar sobre medidas relacionadas à pandemia de Covid-19 em Belo Horizonte.
De todas as capitais brasileiras, apenas BH e Belém ainda exigiam o uso de máscaras em ambientes fechados. O decreto será assinado ainda hoje.
Máscaras continuam sendo obrigatórias em transporte coletivo, escolar e unidades de saúde.
Durante o anúncio, o chefe do Executivo da capital pediu para que os pais incentivem as crianças a tomar as vacinas contra o sarampo e a Covid-19, aumentando as taxas de imunização. Em BH, apenas 35,9% das crianças tomaram as duas doses no combate ao novo coronavírus.
"Peço aos órgãos de imprensa que continuem insistindo com os pais para vacinar as crianças. Vacina de sarampo nós aplicamos essa vacina há não sei quantos anos no Brasil e as crianças nunca tiveram problema. Agora, estamos com pouca incidência da vacinação. Temos que pegar firme nessa campanha para que todos possam vacinar, mesmo assim, estaremos liberando”, afirmou Fuad Noman.
O secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, já havia confirmado, em entrevista ao Itatiaia Agora, nessa terça-feira (26), que o Estado vai recomendar o fim do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados a partir de domingo (1º).
Desde o dia 12 de março, o uso de máscaras está liberado pelo Estado em locais abertos - novamente, cada cidade decide o critério.