Sicoob
Rodas
RR MÍDIA 3
Ramses
Ótica santa luzia
Loc moral
Forte vidros
Pontual
RR 2023 02
Breno
Gráfica
Patente
Chama!!!
Quality
Giro Luvas
Loc moral 3
Ótima
Optima seguros
Histórico!

FAB anuncia primeira mulher instrutora de voo de uma aeronave de combate

A tenente-aviadora Maria Luisa Michelon Silveira foi qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo

28/04/2022 09h56
Por: Redação

Por Itasat

A tenente-aviadora Maria Luisa Michelon Silveira se tornou a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo. O anúncio foi feito em nota divulgada pela própria Força Aérea Brasileira (FAB). 

O helicóptero é usado para formar pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), durante Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas, que é ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (GAV), sediado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. 

Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Maria entrou na FAB em janeiro de 2012, após quatro anos na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, em São Paulo. Quatro anos depois, quando ainda era Aspirante a Oficial, Maria Luísa finalizou o Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR) e foi classificada para o 5º Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, onde ficou entre 2017 e 2021. 

A instrutora também foi homologada para voos nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Durante este tempo, ela chegou a realizar missões operacionais e a contribuir para a elevação operacional de outros pilotos. 

“Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, contou em entrevista à FAB. 

A FAB considera a missão do instrutor de voo como uma das atividades mais nobres da instituição, onde os conhecimentos são aprimorados e repassados por mais de oito décadas de história.

“Sentimento de muito orgulho em ser a pioneira e espero que isso possa abrir caminhos e incentivar outras mulheres a lutarem por seus espaços e alcançarem seus objetivos, independe da área de atuação”, concluiu.