RR MÍDIA 3
Coperlidere
Denúncia

Estudantes são acusados de racismo após foto com ‘blackface’ viralizar em Ouro Preto

República afirma que estudantes representavam personagens do desenho ‘Corrida Maluca’. DCE da UFOP chamou a atitude de racista, dolorosa e ofensiva

04/05/2022 09h49
Por: Redação

Por Itasat

Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) denunciam racismo dentro de uma república, depois de uma foto que mostra três estudantes que estariam praticando black face, ser divulgada nas redes sociais. 

Durante a tradicional festa entre os estudantes da UFOP, onde os calouros da universidade são apresentados, integrantes da República Cravo e Canela se vestiram, segundo as moradoras, de Muttley e irmãos Rocha do desenho ‘Corrida Maluca’. 

Segundo posicionamento da república, três pessoas foram pintadas de marrom para representar a ‘pelagem’ dos personagens não humanos.

Já o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFOP) se manifestou por meio das redes sociais afirmando que a atitude foi ‘’racista, dolorosa e ofensiva’’. 

"O black face, prática de pintar o rosto de preto ou marrom para representar pessoas negras, ridiculariza as pessoas negras para entretenimento dos brancos, reforçando estereótipos. O black face tem raízes no racismo e isso é inaceitável”, disse em nota.