RR MÍDIA 3
Chama!!!
Ótima
RR 2023 02
Loc moral 3
Patente
Sicoob
Quality
Gráfica
Ótica santa luzia
Ramses
Optima seguros
Pontual
Breno
Loc moral
Giro Luvas
Rodas
Forte vidros
evento

Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial na próxima quarta, 18

Um evento representativo para a luta dos direitos de pessoas com problemas mentais será realizado no dia 18

12/05/2022 08h31
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

Garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas com problemas mentais, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. Esse é um dos objetivos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Neste dia, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - realiza uma série de atividades no Parque Náutico do Boa Vista, de 08h às 11h.

A data é ainda uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. O movimento surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e a inclusão social dos pacientes. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações diversas no âmbito da atenção à saúde mental. Serão várias atividades que envolvem os pacientes, seus familiares e as equipes dos serviços, com a participação da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS(s)/NASF/C.S).

"Estes eventos fazem parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e são de suma importância para as unidades e usuários dos serviços. É um movimento dos usuários, seus familiares e profissionais da Saúde Mental. É a celebração e continuidade da luta por direitos", destaca Isabella Oliveira, referência municipal de Saúde Mental.

Confira a programação:

08h00: Abertura do Evento

08h30: Aula de dança no palco da lagoa Boa Vista

09h00: Oficinas para confecção de cartazes, máscaras e adereços para o desfile

10h30: Desfile geral junto com fanfarra (Pacientes/Familiares/Profissionais)

11h00: Encerramento

Local: Lagoa Boa Vista (Espaço do palco e trecho da Lagoa)

Saúde Mental em Sete Lagoas

Pela Secretaria Municipal de Saúde, a Atenção Primária, Secundária e Terciária prestam acolhimento à saúde mental. Pela Atenção Secundária, os Centros de Atenção Psicossocial acolhem usuários com quadros graves e persistentes em sofrimento mental, sendo o CAPS Adulto, CAPS Infanto Juvenil e o CAPS Álcool e outras Drogas. Há ainda a Unidade de Acolhimento Adulto, com acolhimento residencial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, além de instituições sociais e privadas de atendimento.