Por Itasat
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país e o frio começa neste domingo (15), no sul do país. Em Belo Horizonte o frio pode chegar aos 4° C na quinta-feira (19), dia em que as temperaturas ficam mais baixas em um frio considerado atípico na capital mineira, conforme o Inmet. Nos outros dias da semana as temperaturas mínimas oscilam entre 16° e 10° graus e a máxima pode chegar aos 24° C.
A menor temperatura já registrada no mês de maio em Belo Horizonte foi 7,5º C em 20 de maio de 1977

Geada
Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.
Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.
A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.