Ótica santa luzia
Patente
Ótima
RR 2023 02
Gráfica
Pontual
Forte vidros
Chama!!!
Loc moral 3
Giro Luvas
Optima seguros
Quality
Breno
RR MÍDIA 3
Rodas
Loc moral
Ramses
Sicoob
adeus do coelho

América abre 2 a 0, mas leva empate do Tolima em 3 minutos e está eliminado da Libertadores

Com resultado, Coelho ainda tem chances de conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana

19/05/2022 10h04
Por: Redação

Por Itasat

O América teve o jogo na mão contra o Tolima-COL, mas desperdiçou a última oportunidade para manter vivo o sonho de avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. Após um início de jogo eletrizante na noite desta quarta-feira, o Coelho abriu 2 a 0 no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, mas viu o filme do jogo no Independência se repetir, levou dois gols dos colombianos no intervalo de três minutos, cedeu o empate e acabou eliminado do torneio. 

O time alviverde marcou com Marlon, aos seis, e Iago Maidana (pênalti), aos 26 do primeiro tempo. Mas o Tolima empatou com gols de Anderson Plata e Michael Rangel, aos 39 e 42 da etapa inicial. No fim da partida, o América pressionou e chegou a acertar uma bola no travessão com Kawê, mas não conseguiu fazer o terceiro gol. 

Com o resultado, o América chegou aos dois pontos e continua na lanterna do Grupo D. Agora, resta ao Coelho sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana. Para isso, o time alviverde terá que terminar a fase de grupos na terceira posição tomando o lugar do Independiente del Valle-EQU. 

Para ir à Sul-Americana, o América terá que torcer para o Atlético vencer os equatorianos nesta quinta-feira, no Mineirão, e ainda ganhar do Del Valle na última rodada, na próxima quarta-feira (25), em Sangolquí. 

Já o Tolima segue na vice-liderança, com oito pontos, mesma pontuação do Atlético, mas atrás do Galo no saldo de gols. 

O jogo 

A partida começou eletrizante, com o Tolima pressionando e o América retrucando. Não demorou muito para o Coelho abrir o placar, aos seis minutos. Após jogada de Henrique Almeida pela direita, a zaga da equipe colombiana rebateu, mas a bola sobrou para Aloísio, que cruzou para Marlon bater no ângulo. 

No minuto seguinte, o Tolima balançou as redes, mas a arbitragem anulou porque a bola pegou na mão do atacante antes da conclusão da jogada. A equipe da casa continuou pressionando e obrigou Jailson a fazer grandes defesas em sequência. 

Quando o empate dos colombianos parecia iminente, o América aproveitou um vacilo do Tolima para ampliar o placar. Após pressão do Coelho no meio-campo, Henrique Almeida roubou a bola, avançou em velocidade e foi puxado dentro da área. O árbitro marcou pênalti. Iago Maidana converteu a fez 2 a 0. 

O resultado deixava mais perto o sonho do América de avançar às oitavas de final da Libertadores. 

Mas o time alviverde repetiu o ‘apagão’ no jogo contra o próprio Tolima no Independência, não conseguiu segurar a diferença no placar e viu o adversário empatar no intervalo de três minutos. O primeiro gol saiu aos 39, quando Anderson Plata aproveitou passe no meio da zaga americana e bateu para o fundo das redes. Aos 42, a defesa do Coelho bobeou após cruzamento para a área e Rangel completou para o gol deixando tudo igual na Colômbia. 

TOLIMA 2 x 2 AMÉRICA  

Tolima: Domínguez; Marulanda, Quiñones, Moya e Junior Hernández; Rovira, Ureña (Trujillo) e Cataño (Gustavo Ramírez); Anderson Plata, Ibargüen e Michael Rangel (Juan Caicedo). Técnico: Hernán Torres  

América: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder, Conti (Juninho Valoura) e Marlon; Lucas Kal (Gustavinho) e Índio Ramírez (Rodriguinho); Felipe Azevedo (Pedrinho), Henrique Almeida e Aloísio (Kawê). Técnico: Vagner Mancini  

Motivo: 5ª rodada do Grupo D da Copa Libertadores  

Data: quarta-feira, 18 de maio de 2022    

Horário: 21h 

Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (Colômbia) 

Gols: Marlon (6’/1º), Iago Maidana (pênalti - 26’/1º), Anderson Plata (39’/1º), Michael Rangel (42’/1º) 

Cartão Amarelo: Moya (Tolima); Iago Maidana, Juninho Valoura, Pedrinho (América) 

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)  

Auxiliares: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)