Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Escolas de BH suspendem aulas presenciais após casos de Covid-19 em alunos

Instituições seguem norma técnica da prefeitura, que indica suspensão das aulas presenciais caso 10% da turma testem positivo

20/05/2022 08h30
Por: Redação

Por Itasat

Duas escolas de Belo Horizonte anunciaram a suspensão das aulas presenciais por conta de casos confirmados da Covid-19 nos alunos. Até o momento, os colégios Santo Agostinho e Sagrado Coração de Jesus foram afetados novamente pelo vírus, e colocaram algumas turmas em regime online de ensino.

O Santo Agostinho confirmou, em nota, que sete turmas precisaram da medida, mas não determinou o número exato de estudantes contaminados. A instituição relembrou a nota técnica vigente em BH, que recomenda a suspensão por dez dias corridos quando 10% dos estudantes da turma forem infectados. A manutenção das medidas preventivas, incluindo uso de álcool em gel e máscaras, seguem sendo recomendadas nas dependências do colégio.

"O Colégio, que conta com quatro Unidades e cerca de 8.300 estudantes, informa que, no momento, sete turmas estão com as atividades presenciais suspensas, em função da detecção de casos de Covid-19. A medida está de acordo com a nota técnica 046/2021, da Prefeitura de Belo Horizonte, atualizada em 15 de fevereiro de 2022 e ainda vigente no município, que determina que, se forem identificados, em uma turma, 10% dos estudantes com diagnóstico positivo de Covid-19, as atividades presenciais precisam ser suspensas, por 10 dias corridos, a partir do último contato com caso confirmado. Das sete turmas, quatro já retornarão às atividades presenciais na próxima segunda-feira (23/05).

A partir da identificação do aumento no número de casos de Covid-19 no país, nos últimos dias, a Escola reforçou, ainda mais, sua comunicação com estudantes, familiares e colaboradores, ressaltando sobre a necessidade de manutenção das medidas preventivas que, até o momento, garantiram a redução da disseminação da Covid-19, como a higienização das mãos com álcool 70% e o uso de máscaras em ambientes fechados. O Colégio, desde o início da pandemia, vem seguindo todas as determinações dos órgãos competentes para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, de forma a zelar pela saúde e segurança de sua comunidade escolar", afirmou em nota.

Por sua vez, o colégio Sagrado Coração de Jesus confirmou que duas turmas estão em regime online - uma do 2º ano do Ensino Fundamental, e outra do 2º ano do Ensino Médio, também por terem ao menos 10% dos estudantes infectados. A previsão, segundo a instituição, é que as aulas para as duas turmas sejam retomadas na modalidade presencial nos dias 23 e 30 de maio, respectivamente.

"O Colégio Sagrado Coração de Jesus, na Região Centro-Sul de BH, atua em conformidade com o protocolo de combate à Covid-19 estabelecido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

De acordo com o documento, se 10% dos alunos de uma sala estiverem com diagnóstico da doença, as aulas presenciais dessa turma deve ser suspensas e passam a ser online por 10 dias.

Neste momento, o colégio está com duas turmas em aulas remotas. Uma sala do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e uma do 2ª série do Ensino Médio. A primeira retorna às aulas no dia 23 de maio e a outra no dia 30 de maio", informou a instituição.

Conforme a última atualização do boletim epidemiológico na capital, de terça-feira (17), a incidência da Covid-19 a cada 100 mil habitantes chegou a 45,1 casos acumulados - 32% a mais que na semana anterior. A prefeitura já estuda o possível retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados.