Com Itasat
Nesta semana, o América terá a última chance de continuar disputando um torneio internacional. Eliminado da Libertadores, o Coelho agora tenta obter uma vaga na Copa Sul-Americana. Para isso, precisará vencer o Independiente del Valle, no Equador, por dois gols de diferença no duelo desta quarta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), pela última rodada do Grupo D.
Desde julho do ano passado que uma equipe não consegue vencer o Del Valle por dois gols de vantagem na cidade de Sangolquí, na região metropolitana de Quito. Mas o retrospecto pode animar o América, pois o último clube a obter o feito também foi um brasileiro.
No dia 14 de julho de 2021, o Red Bull Bragantino foi até o estádio Banco Guayaquil – mesmo palco do jogo desta quarta-feira – e venceu o Del Valle por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana. O placar é o mesmo que o América precisa para tomar a terceira posição do Grupo D da Libertadores dos equatorianos e entrar diretamente nas oitavas de final da Sul-Americana.
Desde então, o Del Valle disputou 19 jogos como mandante, venceu dez, empatou sete e foi derrotado apenas duas vezes (ambas por 1 a 0, resultado que não é suficiente para dar a classificação ao América).
Na lanterna do grupo, o América soma dois pontos contra cinco do Del Valle. Se vencer por dois de diferença, o Coelho ultrapassa os equatorianos no saldo de gols, que atualmente é de -1 contra -4 favorável ao time de Sangolquí.
Premiação da Copa Sul-Americana
Além da classificação, o América está de olho na premiação pela vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Os clubes que chegarem entre os 16 melhores irão faturar 500 mil dólares (cerca de R$ 2,4 milhões).