Loc moral
Chama!!!
Ótima
RR 2023 02
Pontual
Sicoob
Quality
Ótica santa luzia
Ramses
Patente
Giro Luvas
Forte vidros
Gráfica
RR MÍDIA 3
Rodas
Breno
Optima seguros
Loc moral 3
Atualização

Santa Casa de BH tem redução de 50 leitos de CTI após incêndio

As causas estão sendo investigadas pela direção do Hospital e 25 funcionários foram internados devido à inalação de fumaça

28/06/2022 09h31
Por: Redação

Com Itasat

A Santa Casa de Belo Horizonte teve uma redução de 50 leitos de CTI após o incêndio na Ala 3 do 10° andar, na noite dessa segunda-feira (27). Dois pacientes morreram. Quem confirma é o diretor jurídico de governança e planejamento da unidade hospitalar, João Costa de Aguiar Filho, ao repórter Ailton do Vale nesta terça-feira (28). O CTI segue interditado e ainda não há previsão de quando irá retomar os atendimentos.

"O décimo andar está interditado. Temos que ter uma ação rápida porque são 50 leitos de CTI que hoje a Santa Casa não tem à disposição."

Os outros andares e setores estão funcionando normalmente após a liberação, ainda na madrugada, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As causas incêndio estão sendo investigadas. A suspeita é de que o fogo tenha começado em um aparelho de oxigênio no 10° andar.

"O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram presentes na Santa Casa durante toda a noite e parte da madrugada e junto com os técnicos da Santa Casa orientaram para a liberação de todos os outros setores que estão funcionando regularmente."

Dois homens, identificados até o momento como César e Otávio, que estavam no CTI, morreram durante a remoção. A Polícia Civil investiga os óbitos e o laudo será emitido pelo IML de BH. João Costa disse que os dois pacientes apresentavam estado grave e ainda não é possível afirmar se as mortes foram em decorrência do incêndio.

"Informações que temos são preliminares e o IML dará o laudo final sobre a causa da morte. Os dois pacientes estavam no 10° andar sendo assistidos nos leitos do CTI e tiveram que ser transferidos. Durante o transporte deles houve uma perda, mas não sabemos precisar se há uma relação direta com o incêndio."

Devido à grande quantidade de fumaça inalada durante a remoção dos pacientes, 25 funcionários estão internados no Hospital São Lucas e "nenhum deles está com queimadura", explicou o diretor que completou que nenhum paciente foi atingido pelo fogo.

Ao todo, 12 pacientes foram transferidos para hospitais da Rede Fhemig sendo nove para o Hospital João XXIII e três para a Maternidade Odete Valadares. Apenas um paciente retornou para a Santa Casa neste terça-feira (28), e segue sendo assistido pela equipe da unidade hospitalar.