RR MÍDIA 3
Coperlidere
cpi

Pacheco diz a líderes que vai abrir duas CPIs no Senado: do MEC e do crime organizado

Decisão do presidente do Senado atende pedido da oposição e de governistas

05/07/2022 11h24
Por: Redação

Com Itasat

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), confirmou na manhã desta terça-feira (5), que pretende autorizar a abertura de duas CPIs: uma para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação e outra para atuação do crime organizado. 

Com a decisão, Pacheco atende pedidos da oposição, que pretende desgastar o presidente Jair Bolsonaro (PL) com as investigações sobre corrupção no MEC, e também governistas, que denunciam relações de organizações criminosas com partidos de esquerda. 

Autor do pedido por uma CPI para investigar o crime organizado, o senador Eduardo Girão (Podemos) usou as redes sociais nas últimas semanas para cobrar a abertura da comissão e fez relação entre grupos criminosos e o PT.

"Narcoestado? Bombástica revelação de Marcos Valério vinculando PT e PCC reforça urgência em investigar o crime organizado. CPI protocolada por mim há dois meses denuncia o narcotráfrico no Norte e Nordeste", escreveu Girão.

Já o pedido para instalação da CPI do MEC foi protocolado na semana passada pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede), com objetivo de investigar suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

A leitura dos requerimentos para abertura das duas CPIs no Senado deve acontecer quarta-feira (6) ou quinta-feira (7), já que na tarde de hoje uma reunião do Congresso está marcada.