Com Itasat
O Cruzeiro está cada vez mais perto de obter o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Tombense, neste sábado, no Mineirão, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou os números que apontam a chance de a Raposa voltar à Série A no ano que vem.
Após 22 rodadas disputadas, o time celeste atingiu 99,81% de chance de retornar à Elite do futebol brasileiro. Com 49 pontos, o Cruzeiro lidera com tranquilidade e abriu 16 de vantagem para o Londrina, novo quinto colocado, com 33 pontos.
De acordo com matemáticos, com 62 pontos um clube garante o acesso. Para isso, o Cruzeiro precisaria conquistar 13 dos 48 possíveis até o fim da Série B para subir. Isso daria um aproveitamento de 27,08%, inferior ao do lanterna Náutico, que tem 27,3%.
Além do Cruzeiro, outros clubes que estão com o acesso encaminhado são Grêmio (85,2%), Bahia (78,5%) e Vasco (66,5%), terceiro, segundo e quarto colocados, respectivamente.
A distância da Raposa para o primeiro time fora do G4 pode aumentar ainda mais na próxima rodada. Após derrotar o Tombense, que era o quinto colocado, o Cruzeiro enfrentará o Londrina, que assumiu o quinto posto na tabela, neste sábado, ao vencer o Novorizontino, no interior paulista. O duelo está marcado para a próxima terça-feira (9), no estádio do Café.
Chance de título
Em relação ao título da Série B, a UFMG aponta o Cruzeiro com 83% de chance. A distância para os concorrentes é imensa. O Grêmio, segundo time que mais tem possibilidade, tem apenas 8%. O Bahia vem logo atrás com 5,3% e o Vasco é o quarto, com 3,1%. O restante não atinge 1%.