Com Ascom Prefeitura
Secretário de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, vereadora Marli de Luquinha, prefeito Duílio de Castro, coordenador da Atenção Primária, Higino Lopes, e o coordenador de Vigilância e Proteção à Saúde, Múcio Eduardo
A Prefeitura de Sete Lagoas continua investindo para fortalecer o sistema municipal de saúde. Uma linha de ação é a reforma de unidades de saúde em todos os níveis. Esse é o caso do Centro de Saúde da Várzea, que ficou fechado por mais de três anos e, brevemente, será reaberto com uma das melhores estruturas da Atenção Primária.
O imóvel próprio da Prefeitura está localizado na rua Manoel Corrêa da Cunha, 267, em posição estratégica da Várzea e de fácil acesso para usuários de bairros como São Geraldo, São José, Bandeirantes, Iporanga, Padre Teodoro e Flórida. “Estamos trabalhado muito e, em breve, vamos entregar à comunidade uma nova unidade. Foram três anos de portas fechadas e agora vamos abrir em condições bem melhores para atender. Mais uma obra e menos um problema na cidade”, declarou o prefeito Duílio de Castro.
Quem conhece a realidade da região do bairro Várzea e adjacências reconhece a importância de uma unidade de saúde nova e ampliada. Além disso, também agradece pelo apoio aos feirantes que trabalham na praça em frente ao imóvel. “Sinto uma enorme alegria em acompanhar a avançada obra do Centro de Saúde. Esta unidade é de extrema importância para pacientes desta região. Agradeço ao prefeito Duílio por este projeto e também por atender o pedido dos feirantes e construir um cômodo anexo onde eles poderão acomodar suas barracas”, agradeceu a vereadora Marli de Luquinha.
A Secretaria Municipal de Saúde não deixou os usuários daquela região desassistidos. O atendimento foi direcionado para um imóvel alugado na rua João Reis, 83, no São Geraldo. Agora o planejamento busca implantar no imóvel próprio da Prefeitura uma unidade que seja referência e atenda com mais especialidades e serviços. “É mais um esforço para proporcionar à população uma estrutura adequada, completa, confortável e humanizada. Assim o atendimento será oferecido para todos e a rede ficará mais fortalecida”, avalia Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
Com várias salas de atendimento, o Centro de Saúde poderá receber equipes completas com médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos. “Vamos ampliar os serviços com odontologia, várias especialidades médicas, sala de vacina e de curativos, e, com isso, teremos atendimento completo da atenção básica de saúde”, explica Higino Lopes, coordenador da Atenção Primária.
Depois de concluída, o Centro de Saúde da Várzea se somará a outras unidades recém reformadas como Orozimbo Macedo, Cidade de Deus, Belo Vale, Luxemburgo, CVV, PA Belo Vale e CAPs AD, e às recentemente construídas pela atual gestão, como São Geraldo, Santa Luzia I e II e N.S. das Graças. Outras unidades de saúde seguem sendo reformadas e ampliadas, como a nova sede do SAMU, o Hospital Municipal e o ESF Barreiro.