Com Itasat
Minas Gerais confirma 216 casos da varíola dos macacos, conforme boletim epidemiológico atualizado na noite desta terça-feira (23). As ocorrências estão divididas em 14 cidades, e Belo Horizonte segue como local de maior concentração dos casos: 170 confirmações.
Na comparação com o boletim dessa segunda-feira (22), houve aumento de dez casos, e a inclusão de mais um município na relação: Passos, no Sul de Minas, registrou a primeira contaminação da Monkeypox. Nesse período de 24 horas, os demais nove novos casos foram confirmados em BH.
Além das confirmações, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) indica que 1.292 notificações foram feitas. Dessas, 537 foram descartadas e 539 são investigadas.
Veja a lista de cidades com casos confirmados da varíola dos macacos:
Barbacena - 1 caso
Belo Horizonte - 170 casos
Coronel Fabriciano - 2 casos
Divinópolis - 2 casos
Governador Valadares - 5 casos
Juiz de Fora - 6 casos
Leopoldina - 1 caso
Montes Claros - 2 casos
Passos - 1 caso
Pouso Alegre - 7 casos
Sete Lagoas - 2 casos
Teófilo Otoni - 1 caso
Uberaba - 2 casos
Uberlândia - 11 casos
Belo Horizonte, além de ser a cidade com mais casos em Minas, é a única com a confirmação de transmissão comunitária, ou seja, quando o vírus circula na população independentemente de terem feito viagem ao exterior. A maioria dos pacientes é do sexo masculino, com idade entre 21 e 61 anos, e a única mulher infectada é uma puérpera, de 26 anos, que está em acompanhamento domiciliar.
Até o momento, apenas uma pessoa morreu por complicações da doença. Trata-se de um homem, de 41 anos, nascido em Pará de Minas e que fazia tratamento contra um câncer.