O último fim de semana foi marcado por grande apreensão em função das chuvas que provocaram estragos e tragédias em dezenas de municípios mineiros. Sete Lagoas também recebeu temporais, mas a Prefeitura colocou em prática um conjunto de ações para evitar ocorrências de maior gravidade e ainda o desabastecimento de água na cidade. Com a paralisação total da ETA – Sistema Rio das Velhas foi preciso uma ação emergencial que, além de manter o fornecimento de água, garantiu o retorno da operação da estação em pouco mais de 24 horas.
Na manhã do último domingo, 26, o Rio das Velhas atingiu nível de 13 metros acima da normalidade. Equipamentos da ETA ficaram submersos e foi preciso a retirada de motores e bombas para evitar a perda total. O local foi visitado pelo prefeito Duílio de Castro que, naquele momento, alertou a população quanto a necessidade de economizar água. A água tratada na estação abastece cerca de 40% dos bairros de Sete Lagoas.
Diante da situação emergencial o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) trabalhou em duas frentes. A primeira foi a contratação de caminhões-pipa que abasteceram reservatórios normalmente alimentados recebem água da ETA. A estratégia foi definida ainda na manhã de domingo durante a vistoria que também foi acompanhada pelo presidente do SAAE, Antônio Garcia Maciel, o Toninho Macarrão. Cinco empresas forneceram caminhões-pipa com capacidade entre 10 mil a 30 mil litros que levaram água em dois turnos aos reservatórios dos sistemas São João e JK. No total, foram 51 viagens.
A segunda linha de atuação contou com o trabalho contínuo das equipes do SAAE. Técnicos atuaram na recuperação da ETA assim que o nível do rio começou a baixar. Ainda na noite desta segunda-feira, 27, a captação foi retomada em nível satisfatório. “Daqui sai a água que abastece grande parte de nossa cidade. Neste momento a captação é de 310 litros por segundo”, explicou o prefeito Duílio de Castro durante nova visita ao local na manhã desta terça-feira.
AGRADECIMENTOS
O prefeito, mais uma vez, foi acompanhado por Toninho Macarrão e servidores do SAAE e na oportunidade fez agradecimentos. “É preciso agradecer a população que economizou água e também as equipes do SAAE e das empresas contratadas que trabalharam dia e noite nessa grande operação emergencial”, comentou Duílio de Castro. A Cedro Têxtil também mereceu o reconhecimento já que disponibilizou seu poço artesiano para captação de água em caso de necessidade.
Além dos servidores do SAAE, participaram da operação emergencial as empresas Nexterra, Loc Minas, Comercial Extra, GR Transportes e Locações e Loc Terra.