Com Ascom Prefeitura
O bicentenário da Independência do Brasil foi marcado por celebrações cívicas e militares com grande participação popular em Sete Lagoas. Depois de anos, devido à pandemia da Covid-19, uma programação especial com a participação das forças de segurança, escolas e entidades transformou o 7 de setembro em uma verdadeira festa pela pátria.
A programação começou com o hasteamento oficial de bandeiras na praça Wilson Tanure, a praça do CAT-JK, reunindo autoridades civis e militares. Em seguida, foi iniciado o desfile na avenida Antônio Olinto, que recebeu milhares de pessoas. “Um dia muito importante para todos os brasileiros. Comemoramos os 200 anos da independência e devemos comemorar também a vitória contra a pandemia. Além disso, é uma oportunidade de mostrar o amor por nossa pátria com enorme sentimento de gratidão”, comentou o prefeito Duílio de Castro durante o desfile.
O desfile cívico-militar superou as expectativas quanto à presença de público, que foi ver de perto atrações que simbolizam a soberania nacional. “A participação da sociedade proporcionou um desfile emocionante em Sete Lagoas. Sempre devemos enaltecer os feitos históricos da nação. Uma nação soberana, um estado democrático de direito, legados deixados por nossos antepassados que devem ser preservados”, declarou o coronel João Travassos de Albuquerque Júnior, comandante do 4º GAAAe.
O sentimento de vitória pós-pandemia da Covid-19 foi geral. Reunir civis e militares em uma celebração pública tão representativa foi motivo de emoção, comemoração e agradecimentos. “É uma grande satisfação participar de um momento tão singular para o Brasil. Reunir com a sociedade após um período tão difícil de pandemia representa muito. Referendamos os símbolos nacionais com muita alegria e emoção”, corroborou o coronel Wagner Alan de Mattos, comandante da 2ª Região da Polícia Militar.
Além da Prefeitura de Sete Lagoas, o desfile contou com as participações do 4º GAAAe, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Polícia Penal, Colégio Militar Tiradentes, Escola Municipal Nádia Lucia com o projeto PROGEA, Escola Estadual Eponina Soares dos Santos, Escola Estadual Cândido Azeredo, Maçonaria e igrejas evangélicas, além da apresentação sinfônica da Banda Militar de Funilândia.