Loc moral
Pontual
Sicoob
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Gráfica
Breno
Quality
Loc moral 3
Chama!!!
Forte vidros
Ótica santa luzia
Ótima
Rodas
Optima seguros
Patente
RR 2023 02
Ramses
voto útil

Um terço dos eleitores de Ciro admite mudar de voto para Lula vencer no 1º turno

Candidato do PDT tenta desmobilizar campanha pelo "voto útil" no petista e disparou: 'fascismo do PT e do Lula'

15/09/2022 09h33
Por: Redação

Com Itasat

Um em cada três eleitores que manifestaram intenção de votar no candidato Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República admitem mudar de voto para eleger Lula (PT) no primeiro turno. A hipótese do chamado "voto útil" foi testada pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (14).

A pesquisa perguntou aos eleitores consultados se eles mudariam seu voto para Lula vencer no 1º turno. No caso de Ciro Gomes, 33% afirmaram que sim e 66% disseram que não - 1% dos eleitores afirmaram não saber ou não responderam, de acordo com a pesquisa. Ciro aparece com 7% das intenções de voto no levantamento.

A pergunta também foi feita aos 4% de eleitores que disseram votar na candidata Simone Tebet (MDB). Nesse caso, a resposta positiva foi menor: 19% dos entrevistados admitiram a hipótese de apoiar Lula ainda no primeiro turno.

Nos últimos dias, Ciro tem tentado desmobilizar a campanha pelo "voto útil" com vídeos compartilhados nas redes sociais e durante seu horário eleitoral na TV.

"Só dois tipos de políticos fazem qualquer negócio para ganhar em primeiro turno: os autoritários e os covardes. Os autoritários porque querem o máximo de poder nas mãos. Os covardes porque temem debater a verdade. Ninguém desse tipo merece governar o Brasil", disse Ciro em um dos vídeos.

Mais cedo, durante agenda de campanha, o pedetista disse que Lula e o PT fazem "terrorismo e fascismo de esquerda" ao pregar que a eleição deve acabar em primeiro turno.

"O fascismo está saindo do bolsonarismo doente para o petismo fanático. É fascismo puro do Lula e do PT, e isso nós temos que derrotar", afirmou durante uma entrevista coletiva em Salvador.

Ciro também comparou a campanha pelo "voto útil" ao célebre vídeo em que a atriz Regina Duarte diz ter medo da vitória do ex-presidente Lula nas eleições de 2002.

"Quando a Regina Duarte fez aquela propaganda dizendo 'eu tenho medo' para degradar a possibilidade do Lula ser candidato, todos nós democratas denunciamos porque isso é terrorismo. Nosso povo humilhado, faminto, não tem sequer o direito de votar no sistema de dois turnos?", questionou.