RR MÍDIA 3
Coperlidere
Vida animal

Fórum regional realizado em Sete Lagoas debate ações e estratégias em prol da causa animal

Um evento de alcance regional tratou de ações para proteção dos animais promovidas por prefeituras

05/10/2022 07h12
Por: Redação

Sete Lagoas recebeu, nesta terça-feira, 4 de outubro, o Fórum Regional de Proteção e Defesa da Vida Animal. Na oportunidade, participaram no auditório do Unifemm representantes de 11 municípios para debater sobre políticas públicas, planos e estratégias tendo como foco o manejo populacional e o tratamento de cães e gatos. Sete Lagoas cumpre ações que colocam a cidade em posição de destaque no evento.

O fórum teve coordenação conjunta do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (PRODEVIDA) e do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) e contou com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenação Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Prefeitura de Sete Lagoas.

A programação foi formada por uma representativa grade de palestras e contou com a efetiva participação dos seguintes municípios: Baldim, Cachoeira da Prata, Curvelo, Esmeraldas, Fortuna de Minas, Funilândia, Jequitibá, Pompéu, Santana de Pirapama, Serro e Sete Lagoas. “Nesse encontro temos a oportunidade de saber como estão as políticas públicas em cada uma das cidades. Ainda podemos reforçar nossa capacidade de avaliar problemas, dar apoio e apontar soluções”, definiu Ana Lis Bastos, vice-coordenadora do IMVC.

O evento ocorreu após a elaboração de um plano diagnóstico oriundo de capacitações com profissionais dos municípios envolvidos. Um norteador deste processo é um Termo de Compromisso Positivo (TCP) assinado com o Ministério Público, que exige a implementação de várias ações. “Esse documento aponta exigências que cumpridas provocam reflexos positivos às prefeituras como o reconhecimento popular, a diminuição do número de animais nas ruas e do abandono e ainda a continuidade da política, mesmo com a alternância de mandatos”, avaliou Gustavo Xaulim, médico veterinário representante do MPMG.

A Prefeitura de Sete Lagoas mudou o patamar do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos últimos dois anos. Com isso, foi possível realizar milhares de procedimentos gratuitos à população com destaque para mais de 5 mil castrações. “O debate neste evento contribuirá para evoluir ainda mais em nossas metas. Já fizemos muito e até batemos recordes pela causa animal, mas precisamos da participação mais efetiva da população para chegar ainda mais longe”, ressaltou o prefeito Duílio de Castro.

Sete Lagoas possui quase 50 mil cães e aproximadamente 14 mil gatos. Para garantir uma completa assistência dos animais, a Secretaria Municipal de Saúde investe em estrutura, capacitação e sempre reforça as equipes de profissionais. “Nunca poupamos esforços para atender toda a demanda. Temos o Castramóvel presente nos bairros, os atendimentos no próprio CCZ e uma completa mobilização das equipes. Tudo em prol do atendimento de qualidade”, destacou Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.

Sete Lagoas iniciou ações com o CCZ em 2020 muito antes da assinatura do TCP do Ministério Público. Desde então, todas as metas estão sendo ultrapassadas. “São ações para promover o bem-estar animal e o controle populacional. Hoje mostramos nossos números e todos ficaram muito satisfeitos com os resultados”, completou Patrícia Silveira, médica veterinária e coordenadora do CCZ.

Durante o fórum, os municípios apresentaram projetos que seguem propostas do PRODEVIDA e os melhores trabalhos serão premiados. O fórum já foi realizado em várias regiões de Minas Gerais e a adesão está sendo altamente positiva. No evento também foram apresentadas alternativas para que as administrações municipais captem recursos de diversas fontes para investir na causa animal. Todo o trabalho a nível estadual está disponível no site https://defesadafauna.blog.br/prodevida/