RR MÍDIA 3
Saae
Una total
RR 2023 02
Barragens

ANM prorroga alerta para barragens após novas previsões de chuvas fortes em Minas

Agora o prazo é até 10 de fevereiro

01/02/2020 08h29
Por:

A Agência Nacional de Mineração (ANM) estendeu novamente o prazo para que as mineradoras reforcem a segurança e mantenham o monitoramento diário das barragens em Minas, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e agora o prazo é até 10 de fevereiro. 

O motivo do adiamento se deve à previsão de fortes chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e sudeste do estado nos próximos dias.

Segundo a Agência Nacional de Mineração, a previsão de chuvas que embasa o alerta é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A orientação da ANM é para que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta, com monitoramento diário das condições das estruturas.

Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado.

O primeiro alerta foi emitido na última quinta-feira (23), abrangendo empreendimentos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.