Una total
RR MÍDIA 3
Câncer

Medicina Personalizada é grande aliada no combate ao câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer (4/02)

07/02/2020 10h12
Por:

A individualização do tratamento contra o câncer tem sido um método com bons resultados na qualidade de vida do paciente e na cura da doença. A Medicina Personalizada propõe o tratamento oncológico de uma forma exclusiva, considerando todo o histórico da pessoa e com alternativas de cuidados especiais, de acordo com a realidade dela. O assunto tem sido bastante discutido nesta semana em que se lembrou do Dia Mundial de Combate ao Câncer (4/02). 

A Medicina Personalizada acaba aproximando o laboratório do médico, criando uma espécie de trabalho em parceria. Atualmente, resultados de exames laboratoriais com células bucais, saliva e gotas de sangue colhidas com papel especial, por exemplo, ajudam a identi?car as chances do paciente de desenvolver não só o câncer, mas outras doenças em algum momento da vida.

Com esses exames, as equipes médicas conseguem intervir para reduzir o risco, prevenir ou detectar tumores ainda em fase muito inicial, antes mesmo de surgir alguma manifestação no corpo do paciente. “É o cuidado certo, para a pessoa certa, no momento certo. O resultado desses testes guia os médicos na escolha da terapia que dará melhor efeito”, resume o médico Armando Fonseca, diretor Médico-Científico da Medicina Personalizada do Grupo Pardini.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo relatório sobre a incidência global de câncer. De acordo com a entidade, até 2040 a doença deve atingir algo entre 29 e 37 milhões de novos casos, um aumento médio de 60% em comparação aos 18,1 milhões de pessoas diagnosticada com tumores malignos ao redor do planeta em 2018.