Espetbet três
Torneamento São Geraldo
Arnaldo Radiadores
Espetbet dois
RR MÍDIA 3
Auto Rodas
RR 2023 02
Breno Campolina
Loc moral
Espetbet 4
Homeopatia São Lucas
Digital Graph
Forte vidros dois
Cooperlíder Proteção Veicular
Chama!!!
Agro loc
Ronaldo Cardans
Agrotop Novo
Ótica Pontual
Carioca
Clinica Dois
Otica Santa Luzia
Ramses
Escritório Jucema
Ótima
Espetbet 6
Espetbet
Loctem dois
Espetbet 1
Sicoob
Loc moral 3
Minas Gerais

Rompimento em Brumadinho completa quatro anos com homenagens e continuidade nas buscas por três joias

Familiares das vítimas soltaram balões e acenderam sinalizadores de fumaça em ato solene próximo ao letreiro do município

25/01/2023 21h25
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Comitê Pró-Brumadinho / Divulgação
Comitê Pró-Brumadinho / Divulgação

O dia 25 de janeiro deste ano foi marcado por homenagens à memória das vítimas do rompimento das barragens BI, B-IV e B-IV-A da Vale, em Brumadinho, há exatos quatro anos. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas - duas estavam grávidas.

Nesta quarta-feira, no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o momento de maior comoção foi marcado pela reunião de familiares das pessoas atingidas em uma tradição que vem ocorrendo, desde o rompimento, no dia 25 de cada mês. No horário em que a barragem se rompeu - às 12h28 - balões foram soltos e sinalizadores de fumaças foram acesos, em respeito e reverência aos entes queridos.

Mais cedo, às 11h30, um ato solene no letreiro de Brumadinho contou com outdoor com os nomes das 272 joias, apresentações musicais e falas da diretoria da Associação dos Familiares de Vítimas dos Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum) e de outros familiares. O  Comitê Gestor Pró-Brumadinho  também esteve representado.

Mais homenagens

Na terça-feira (24/1), outra ação relacionada foi a realização do seminário "4 anos da tragédia-crime e os impactos em Brumadinho e em outros municípios mineradores". O comitê gestor participou da mesa de abertura do evento.

Destaque, ainda, para outras iniciativas no período, como uma carreata pelas ruas do município, também na terça-feira, e, um pouco antes, no fim de semana, o evento '1º Pedal - Memory Day" que reuniu ciclistas em um percurso até o distrito de Córrego do Feijão.

Acordo de Reparação

Além de 272 vidas perdidas, o  rompimento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho  gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Na busca por uma reparação destes danos coletivos e uma compensação à sociedade mineira, os compromitentes –  Governo de Minas , Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal e  Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG)  – assinaram, em 4 de fevereiro de 2021, com a compromissária, Vale, um  Acordo Judicial de Reparação

Investigação e processo

Forças de Segurança do Governo do Estado seguem empenhadas em dar uma resposta aos familiares e à memória de seus entes queridos.